POLÍTICA
Pinato, com os pés no MDB, dispara contra Carlão Pignatari e Geninho
Pinato, com os pés no MDB, dispara contra Carlão Pignatari e Geninho
Mudança tem apoio de Temer e pode resultar em dobradinha com Itamar
Mudança tem apoio de Temer e pode resultar em dobradinha com Itamar
Desde a última quinta-feira, 03, está reaberta a famosa ‘janela partidária’, prevista pela Lei das Eleições (9.504/97) e que abre, a cada ciclo eleitoral, um período de 30 dias no qual é permitido a migração de legenda sem a caracterização de infidelidade partidária e a consequente perda do mandato.
Indo, agora, de 03 de março a 1º de abril, o período deve ser um dos mais ativos, sobretudo pelas mudanças de parlamentares estaduais e federais que serão motivadas pela junção do PSL e DEM - com a criação do União Brasil (UB) - e também pela filiação do presidente Bolsonaro ao PL e a resultante movimentação de seus apoiadores.
Prismando a região, é certa a integração do federal olimpiense Geninho Zuliani ao UB, onde deve ter primazia eleitoral no noroeste paulista, inclusive com fortíssima possibilidade de ‘dobrar’ com o atual presidente da Assembleia Legislativa (Alesp) Carlão Pignatari. Luiz Carlos Motta, ‘vibrando’ com a chegada de Bolsonaro, segue firme e sólido no PL.
O fernandopolense Fausto Pinato é outro cotadíssimo para encorpar as estatísticas, com possibilidades de deixar o Progressistas (PP) e ir para o MDB, num curto-circuito que envolve até junção com Itamar Borges (MDB) na campanha eleitoral. Aventa-se também que Pinato, brevemente, irá ratificar apoio à candidatura de Rodrigo Garcia (PSDB) para o Palácio dos Bandeirantes. Outras possibilidades, tais como o próprio UB e até o PSB não estão descartadas.
A nível executivo, o prefeito fernandopolense André Pessuto (DEM), deve inscrever-se no UB, sendo que os demais das principais cidades da região ficam como estão: Jorge Seba, de Votuporanga, no PSDB, mesmo partido do jalesense Luis Henrique. Reginaldo Marcomini, do PSD, é dado como nome certo no PSDB.
Lembrando que janela não abrange os vereadores, cuja possibilidade será aberta em 2024, quando do aproximar das eleições municipais.
Enquanto isso...