Vice-prefeito José Devanir “Garça” Rodrigues (PMDB) e o prefeito eleito de Jales, Flávio Prandi Franco, o “Flá” (DEM)
Por João Leonel
Flávio Prandi Franco é casado com Glauciane Pontes Helena Franco e tem dois filhos, Luís Eduardo, de 16 anos, e Artur, de 10 anos. Graduou-se em Zootecnia pela Universidade de Marília e fez pós-graduação em Gestão Ambiental, pela Universidade Federal de São Carlos. Atuou em sua área, enquanto funcionário da Secretaria Estadual da Agricultura, como zootecnista do Programa de Pecuária Leiteira, gerenciado pela CATI de Jales. Flá já atuou como assessor parlamentar do deputado federal licenciado e agora secretário da Habitação, Rodrigo Garcia. Também foi diretor do Programa Viva Leite, da Secretaria de Desenvolvimento Social, em 2013. Depois assumiu a Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial, da mesma Secretaria, no mesmo ano, e atualmente é gerente regional da CDHU, da Secretaria da Habitação. No campo da atuação política, foi vereador em Jales de 2001 a 2004 e candidato a prefeito em 2004 e em 2012, sendo o segundo mais votado em ambas eleições.
O EXTRA: Já estão definidos os nomes para o “primeiro escalão” de seu futuro governo?
FLÁ PRANDI: A intenção é trabalhar com uma equipe pequena e eficiente. Minhas escolhas foram pautadas pelo profissionalismo e pelo comprometimento de todos com a nossa cidade. Nesse primeiro momento, já contamos com engenheiro civil Nilton Zenhiti Suetugo, na Secretaria do Planejamento; com a professora aposentada Lourdes Marcondes Rezende, na Secretaria da Educação; e com a assistente social Maria Aparecida Moreira Martins, na Secretaria da Saúde. Também estará comigo o vice-prefeito José Devanir Rodrigues, o “Garça”, compondo a equipe gestora que comandará as finanças do município.
O EXTRA: Frente à crise que assola o Brasil, deixando Estados e Municípios em delicada situação financeira, quais suas prioridades de investimento a partir de janeiro e qual espera ser o maior desafio durante os próximos 4 anos no comando da Administração Municipal?
FLÁ PRANDI: Nossa prioridade no momento é o recapeamento asfáltico da cidade, mas também queremos melhorar os serviços da Educação e da Saúde oferecidos pelo município, além de procurar caminhos para incrementar a geração de empregos em nossa cidade, através de parcerias e incentivos. O nosso maior desafio é o saneamento financeiro e, com isso, teremos amplas possibilidades de investimentos.
O EXTRA: Qual a situação financeira da Prefeitura de Jales? Há dívidas a pagar ou salários atrasados de servidores municipais?
FLÁ PRANDI: Apesar de já realizar um trabalho de transição com o atual governo nos últimos meses, só teremos plena consciência da situação financeira da Prefeitura a partir de janeiro de 2017.
O EXTRA: Quanto ao número de funcionários públicos, haverá necessidade de demissões ou cortes de benefícios?
FLÁ PRANDI: Esperamos que não.
O EXTRA: Você acredita que com recursos próprios – sem repasses da União ou Estado – conseguirá realizar alguma obra importante?
FLÁ PRANDI: Vamos trabalhar com essa possibilidade. Embora os recursos da Prefeitura sejam escassos, acreditamos que, com uma administração séria, econômica, evitando desperdícios e oferecendo o básico com qualidade, conseguiremos sim realizar obras importantes em nossa cidade.
O EXTRA: O que espera de seu relacionamento com o Poder Legislativo?
FLÁ PRANDI: Esperamos o melhor relacionamento possível. Vamos fazer um trabalho conjunto, com bastante proximidade, para que possamos, todos juntos, ir em busca das conquistas para a cidade.
MENSAGEM FINAL: Temos quatro anos de muito trabalho e dedicação pela frente. Sabemos que os desafios são enormes, mas nos preparamos muito para esse momento. Estamos confiantes e esperançosos de que, com o envolvimento de todos os jalesenses, teremos êxito e conseguiremos construir um futuro muito melhor para nossa cidade e para nossa população.