EVENTO

Escritor indígena será o homenageado do 12º Fliv

Escritor indígena será o homenageado do 12º Fliv

Festival Literário de Votuporanga começa neste final de semana com show de Maria Rita

Festival Literário de Votuporanga começa neste final de semana com show de Maria Rita

Publicada há 2 anos

Da Redação

Terminada a Expo Show, a região já se prepara para mais uma grande festa. Começa neste sábado (13/8) o 12º Festival Literário de Votuporanga – Fliv com abertura oficial às 20h30 e show da cantora Maria Rita às 21h, com acesso gratuito a todos no palco principal do Parque da Cultura.

O evento segue até o dia 21 de agosto, com centenas de atividades para toda a família, em diversos espaços do Parque da Cultura e no salão social do Assary Clube de Campo, de segunda a sexta das 8h às 23h30 e aos sábados e domingos das 9h às 23h30.

Como tradicionalmente ocorre, o Fliv elege um homenageado para cada edição. Neste ano, a escolha foi pelo escritor indígena Daniel Munduruku. Ativista das causas dos povos indígenas, o autor se dedica à literatura infanto-juvenil e luta pela divulgação da cultura indígena e pela valorização da educação e literatura.

Autor de 57 livros para crianças e jovens que relatam histórias dos povos indígenas, Daniel Munduruku é reconhecido internacionalmente por representar a cultura dos povos indígenas, mostrando a criatividade e a diversidade da nossa formação histórica e cultural, como um agente fundamental de transformação.

"Escrevo para as crianças perceberem que os povos indígenas foram importantes para a construção da nossa identidade nacional. Tive a alegria de conquistar por duas vezes o Jabuti, Prêmio de literatura mais cobiçado pelos escritores brasileiros, mas posso dizer, com certeza, que o que mais me orgulha, é ter nascido Munduruku!", conta Daniel.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

A homenagem do Fliv ao Daniel Munduruku faz jus também ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado neste dia 9 de agosto. A data criada em 1995, busca garantir autodeterminação e os direitos humanos às diversas etnias indígenas do planeta. O homenageado é defensor da luta pelos direitos do povo indígena.

Formado em filosofia, história e psicologia, Daniel é um importante ativista da cultura dos povos originários, expressa e representa a criatividade e a diversidade da nossa formação histórica e cultural, como um agente fundamental de transformação.

No Fliv, Daniel Munduruku vai participar de bate-papo sobre a literatura no dia 15 de agosto (segunda-feira) às 10h e também às 19h30. 

O escritor

Daniel Munduruku é um escritor e professor. Nascido em Belém, PA, pertence à etnia indígena Munduruku. Formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, lecionou durante dez anos e atuou como educador social de rua pela Pastoral do Menor de São Paulo. Esteve em vários países da Europa, participando de conferências e ministrando oficinas culturais para crianças.

Autor de mais de 50 livros como "Histórias de índio, coisas de índio" e "As serpentes que roubaram a noite" e "Meu avô Apolinário" que foi escolhido pela Unesco para receber Menção honrosa no Prêmio Literatura para crianças e Jovens na questão da tolerância. O escrito participa ativamente de palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira.

O Fliv

O Festival Literário de Votuporanga é um evento da Prefeitura de Votuporanga com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do Programa de Ação Cultural - Proac São Paulo. Tem o suporte da Amigos da Arte e Circuito SP; colaboração Poiesis, Casa das Rosas e Pontos MIS; promoção da TV TEM; e patrocínio da Unifev, Proença Supermercados, LA Hotel, Senac, Starb, Porecatu, Cantoia Figueredo, Flash Net, Converd, Marão Corretora de Seguros, Alvorada e Stage Model. Em 2021, o Fliv recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes, após disputar com eventos na categoria Livro, Leitura e Bibliotecas.

A história de 11 anos de realização do Fliv começou com a Feira do Livro de Votuporanga, em 2006. Em 2011, o evento ganha nova roupagem e passa a ser chamado Fliv - Festival Literário de Votuporanga. A partir daí se consolida como um dos maiores eventos multiculturais do Estado, reunindo diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura. Sua missão principal é formar leitores desde a primeira infância.

últimas