REABILITAÇÃO?
Polícia fecha clínica clandestina e resgata mais de 30 pacientes
Polícia fecha clínica clandestina e resgata mais de 30 pacientes
Pacientes estariam vivendo em situação sub-humana e em cárcere privado
Pacientes estariam vivendo em situação sub-humana e em cárcere privado
Da Redação
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) resgatou mais de 30 pacientes e fechou uma clínica de reabilitação clandestina que funcionava em uma propriedade rural situada no Bairro Agrovila, em Nova Aliança.
A ação ocorreu na tarde desta última quarta-feira, 21/06/2023, após denúncia de um paciência que pediu ajuda em uma propriedade rural próxima.
Segundo a PM, pacientes que estavam em tratamento psiquiátrico e de dependência química estavam sendo mantidos em condições insalubres, com baixa qualidade de vida, em situação sub-humana e em cárcere privado. Voluntários da clínica, que supostamente trabalham no local em troca de comida, negaram as acusações.
A corporação informou ainda que familiares pagavam até R$ 1,3 mil por paciente e que a clínica não possui Alvará de Funcionamento.
Temporariamente, os resgatados foram acolhidos no Centro de Lazer de Nova Aliança enquanto a Secretaria de Assistência Social do município buscava outras soluções. Seis deles, que estavam mais debilitados, foram encaminhados ao Prontos Socorro.
Ninguém foi preso em flagrante e o caso será investigado pela Polícia Civil local.
Imagem de cômodo interno da clínica. Foto: Divulgação / PM-SP
*Atualização (às16h29 de 22/06/2023): 32 dos pacientes resgatados serão transferidos para uma clinica regularizada em Tanabi; outro nove foram encaminhados para as respectivas famílias.