SAÚDE PÚBLICA
Julho Amarelo: Saúde realiza campanha de conscientização sobre as hepatites virais
Julho Amarelo: Saúde realiza campanha de conscientização sobre as hepatites virais
Unidades de saúde oferecem testes rápidos gratuitamente
Unidades de saúde oferecem testes rápidos gratuitamente
Da Redação
O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); CADIP (Centro de Atendimento às Doenças Infectocontagiosas) e Unidades de Saúde intensificam as ações de conscientização sobre as hepatites virais por meio da Campanha “Julho Amarelo”.
Como forma de orientação, prevenção e diagnóstico, as unidades de Saúde aumentam nesse período a oferta de testes rápidos de hepatite aos usuários e, em parceria com os NASF, faz a entrega de panfletos educativos sobre o tema e rodas de conversa nas salas de espera.
Para realizar o exame de hepatite, a pessoa interessada deve dirigir-se a uma unidade de saúde e solicitar o teste. Todos os casos positivos são encaminhados diretamente para o CADIP que faz um programa de tratamento antiviral e monitoramento com o paciente.
TRATAMENTO CADIP
O programa de Hepatite do CADIP atende a regional de Fernandópolis que é formada por 12 municípios. Atualmente, a unidade realiza o tratamento medicamentoso de 18 pessoas para Hepatite B e 03 pessoas para Hepatite C. Desde o início de 2023 foram realizados 03 diagnósticos novos de Hepatite C e 01 diagnóstico de Hepatite B, com predomínio na faixa etária acima de 40 anos.
Os profissionais de Saúde do CADIP também realizarão neste ano a testagem em empresas do município, a fim de abranger o público alvo.
HEPATITES VIRAIS
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.
Hepatite A: maior incidência e está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene.
Hepatite B: atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo.
Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue.
Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B.
Hepatite E: transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral).
Métodos Preventivos para o combate das Hepatites A / B / C / D e E:
*estar em dia com a vacina contra a hepatite A;
*lavar frequentemente as mãos com sabão;
*utilizar água com hipoclorito, para higienizar os alimentos;
*cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los;
*lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
*de preferência usar instalações sanitárias;
*no caso de creches, pré-escolas, universidades, lanchonetes, *restaurantes e instituições fechadas, adotar sempre medidas rigorosas de higiene;
*não tomar banho em rio e riachos que estejam próximo de onde haja esgoto não tratado;
*evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes;
uso de preservativos e higiene antes/após as relações sexuais.
*não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como lâminas de barbear, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings.
*testagem das mulheres grávidas ou com intenção de engravidar também é fundamental para prevenir a transmissão de mãe para o bebê.
A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer Unidade de Saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na Rede Pública.
Fonte: SeCom Fernandópolis