PECUÁRIA

Fiscalização flagra bezerros mortos, subnutridos e com infestação de carrapatos

Fiscalização flagra bezerros mortos, subnutridos e com infestação de carrapatos

Proprietário rural autuado por maus tratos e por crime ambiental

Proprietário rural autuado por maus tratos e por crime ambiental

Publicada há 5 meses

Fotos: Divulgação / PMA-SP

Da Redação

Durante intensificação do Policiamento Rural pelo município de Palmeira d’ Oeste, equipe do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental notou que um bezerro encontrava-se deitado pela área de pastagem, motivo pelo qual os policiais decidiram averiguar.

Ao aproximar, foi constatado que o animal estava morto e com uma infestação de carrapatos, o que pode causar uma perda constante de sangue e gerar anemia, quando não devidamente tratado, podendo levar o animal a morte.

Prosseguindo na vistoria pela propriedade, foram encontrados mais cinco bezerros apresentando sinais de desnutrição como magreza excessiva, fraqueza e desidratação, sendo que não havia alimentação e água dispostas à eles. Outros quatro bezerros pastoreavam na propriedade, também com as mesmas características que os demais. Outras duas carcaças de bezerros em avançado estado de putrefação foram encontradas.

Um médico veterinário foi acionado no local e atestou que todos estavam acometidos pela doença popularmente conhecida por “Tristeza Parasitária Bovina” (T.P.B.) e não estavam recebendo o devido tratamento necessário para a recuperação e alimentação adequados, causas que levaram alguns animais à morte e poderia levar ainda os demais, evidenciando, assim, a prática de maus tratos contra os respectivos animais.

O responsável foi autuado “por praticar ato de maus tratos a animal doméstico”, conforme artigo 29 da Resolução SIMA 05/21. A área e os animais foram periciados e o homem vai responder, ainda, por crime ambiental.

Em casos de dúvidas, orientações e/ou denúncias, procure uma das unidades da Polícia Ambiental:

1ª Cia – São José do Rio Preto – (17) 3201-3670

2ª Cia – Fernandópolis – (17) 3348-1020

3ª Cia – Franca – (16) 2103-6350

4ª Cia – Ribeirão Preto – (16) 3996-0450

últimas