EPIDEMIA

Dengue: Votuporanga decreta situação de emergência em saúde pública no município

Dengue: Votuporanga decreta situação de emergência em saúde pública no município

Elevado número de casos de dengue acima do esperado

Elevado número de casos de dengue acima do esperado

Publicada há 10 meses

Foto: Ascom Votuporanga

Da Redação

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, publicou na manhã desta quinta-feira (9/1), em Diário Oficial, o Decreto Nº 18.168 que declara situação de emergência em saúde pública no Município, decorrente da proliferação do mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika.

A medida foi tomada considerando o elevado número de casos de dengue acima do esperado em Votuporanga, conforme indicadores estatísticos da Secretaria Municipal da Saúde, informados pelo Boletim Epidemiológico e a necessidade de intensificação das ações de combate à dengue. Considerou também a necessidade de estabelecer uma situação jurídica especial que permita o atendimento às necessidades temporárias de excepcional interesse público, em resposta à situação de emergência.

 “A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga monitora diariamente o número de casos notificados, a positividade dos exames e as complicações (hospitalizações e óbitos), temos observado um aumento significativo no número de casos suspeitos no início de 2025, além do alto número que registramos em 2024. Este decreto é importante para que possamos ampliar nossas medidas para conter o avanço da dengue para que possamos evitar que mais pessoas percam suas vidas por uma doença que pode ser evitada”, aponta a secretária da Saúde, Ivonete Félix.

O decreto considera também o aumento dos índices pluviométricos, associado à elevação das temperaturas, fatores que intensificam a formação de criadouros do Aedes aegypti, e o Índice de Breteau de 1,3 registrado no município de Votuporanga, significativamente superior ao valor ideal menor que 1. Ainda pondera o consequente aumento da demanda por exames laboratoriais, consultas médicas, produtos e serviços de saúde e o expressivo aumento do número de consultas nas Unidades de Pronto Atendimento e demais unidades da rede, entre outras questões que podem ser consultadas no documento.

Ações de enfrentamento

 Vale ressaltar que o trabalho de prevenção e controle de Arboviroses é realizado diariamente de forma ininterrupta. Os agentes de saúde (ACE e ACS) realizam visita casa a casa, orientando os moradores e eliminando focos e criadouros. Os casos suspeitos de dengue, notificados, são trabalhados com visita dos agentes para eliminação de focos e criadouros no raio de 150 metros e, em casos positivos (com exame positivo), são pulverizados com inseticida para eliminação dos vetores adultos (Aedes aegypti).

Pontos estratégicos como borracharias, ferro-velho e indústrias são trabalhados a cada 15 dias e recebem pulverização a cada 60 dias. Imóveis especiais como escolas e unidades de saúde são vistoriados todo mês.

Também é realizada a entrega de repelentes para todo paciente que é notificado com suspeita de dengue. Além da entrega do repelente os profissionais também fazem o monitoramento com o paciente durante os estágios da doença.

Em locais com maior adensamento de casos, também é realizada nebulização veicular noturna e, aos sábados, mutirões. Para os próximos meses o município receberá a segunda edição da campanha "Votu + Limpa".

Nos próximos dias, serão anunciadas novas medidas que complementarão as ações já promovidas no município.

Dados da Dengue em Votuporanga

Dengue 2024

Positivos: 11.547

Em investigação: 608

Óbitos: 14

Dengue 2025

Positivos: 3

Em investigação: 96

Óbitos: 0

últimas