Fotos: PMA-SP
Da Redação
No último sábado, 26/07/2025, após denúncia de possível prática de "rinha de galo" em andamento na propriedade rural no município de Fernandópolis/SP, a Polícia Militar Ambiental deslocou ao local dos fatos. Quando da chegada das equipes, observamos muitas pessoas correndo pelos fundos da propriedade, fugindo da abordagem policial, sendo possível abordar apenas 10 (dez) indivíduos.
Após uma vistoria minuciosa, foram localizados 131 (centro e trinta e um) galináceos (galos) da raça índio, acondicionados em recintos pequenos e escuros, em gaiolas de ferro, caixas de papelão e de madeira, no interior do porta-malas de veículos estacionados amarrados pelos pés, todos sem água e comida à disposição, e outros lutando, sendo necessário que fossem apartados pelas equipes. Dos 131 animais encontrados, 45 estavam muito feridos. Foi localizado, ainda, 01 (um) javaporco, também em situação de maus tratos, pois se encontrava sem água e comida, além de não haver local para se abrigar das intempéries.
Diante da situação de maus tratos, compareceu ao local médica veterinária para confecção de laudo. As aves foram retiradas de seus tutores, conforme preconiza a legislação ambiental, e foram destinados a um local onde poderão recuperar a higidez física e, consequentemente, a possibilidade de viverem e prosperar em um ambiente adequado. Com relação ao javaporco, este fora abatido no local e destinado ao aterro municipal.
Após contato com o Distrito Policial (Central de Flagrantes) de Fernandópolis, a autoridade policial de plantão solicitou a presença de equipe da Polícia Técnico-científica para realização de exame de corpo de delito, além da apresentação da ocorrência, elaborando o BOPC N° KV2914-1/2025, de natureza "Praticar ato de abuso a animais", apreendendo os seguintes objetos que estavam em poder de E.R.S., indicando ser um dos organizadores juntamente com M.C.L.L:
- R$ 1.671,00 (um mil, seiscentos e setenta e um Reais) em espécie (lacre nº 008786);
- 2 (dois) cadernos com anotações do evento (lacre nº 010532;
- 4 (quatro) bolsas contendo substâncias e petrechos como seringas, biqueiras, remédios, esporas, dentre outros (lacre nº 010532).
Todos foram liberados após o término da confecção do Boletim de Ocorrência.
Pela Polícia Militar Ambiental, além dos animais, foram apreendidos em termo próprio 03 (três) rebolos e tecidos utilizados para contenção dos galináceos.
Diante das circunstâncias, foram lavrados 24 Autos de Infração Ambientais, totalizando R$ 854.200,00.
A preservação do local de crime, objetivando que nenhum animal fosse retirado do local antes de sua correta destinação, bem como para que os condutores dos veículos que permaneceram no local pudessem ser identificados, fora realizada do momento da ocorrência até às 22h00 do dia seguinte, ininterruptamente.
Fonte: 4° BPAmb - 2ª Cia - 1° Pel - Fernandópolis/SP