CULTURA

Coro Municipal de Fernandópolis prepara musical histórico com a parceria de Rio Preto

Coro Municipal de Fernandópolis prepara musical histórico com a parceria de Rio Preto

Apresentação contará com artistas de projeção nacional

Apresentação contará com artistas de projeção nacional

Publicada há 7 horas

Foto: Divulgação / Fonte: PMF

Da Redação

O Coro Municipal de Fernandópolis está prestes a dar um passo histórico em sua trajetória artística: a preparação de um musical inspirado no repertório de grandes mestres da música brasileira, como Tom Jobim, Milton Nascimento, João Gilberto, Baden Powell e Edu Lobo.

A iniciativa surgiu no início de 2025, quando o maestro Sandro Muniz, responsável pela condução do Coro, apresentou a proposta de realizar um espetáculo de maior envergadura ao secretário municipal de Cultura e Turismo, Rubens Lopes. A partir daí, ganhou forma a ideia de que o musical tivesse como eixo central a música brasileira, com a colaboração de músicos convidados para o projeto.

Coube a Rubens Lopes realizar os contatos e articulações com artistas de renome, abrindo espaço inclusive para a participação de músicos ligados ao jazz e à cena internacional, enriquecendo ainda mais a proposta.

O projeto já está em fase de pesquisa de repertório, que será seguido pela etapa de arranjos, cuidadosamente pensados para valorizar as qualidades de cada músico envolvido.

Colaborações de peso

O musical contará com a participação de nomes de destaque. Entre eles:

- Maurício de Souza, renomado saxofonista, flautista e arranjador, será o responsável pelos arranjos e também atuará como saxofonista do projeto. Com carreira marcada por colaborações com Tom Jobim, Natalie Cole, dentre outros, é indicado ao Grammy e já foi arranjador de Gal Costa, Miucha, Carlos Lyra, Fabiana Cozza, Toquinho, Daniela Mercury, entre outros. 

- João Paulo Moreira, trombonista da Orquestra Experimental de Repertório, professor e músico internacional, com carreira marcada por colaborações com Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gal Costa, Edson Cordeiro, Beth Carvalho, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Toquinho, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Zizi Possi, entre outros artistas.

- Renan Mendes, flautista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, formado pelo Conservatório Superior de Paris; 

- Esdras Nunes, pianista de jazz de São José do Rio Preto;

- Fernando Miranda, percussionista popular formado pela UNESP e com vasta experiência em música brasileira;

- Manu Rofre, cantora e compositora maranhense, radicada em Fernandópolis;

- Vinício Ribeiro, violonista clássico e de jazz de Fernandópolis.

No último dia 27 de agosto, também foi confirmada a colaboração da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura e do maestro Robinho Vicente, garantindo a presença de músicos de cordas de alto nível.

Além da articulação cultural, o secretário Rubens Lopes também participará como músico: ele será o baterista do espetáculo, trazendo para o palco sua experiência profissional, com formação pela UNESP e Conservatório Superior de Paris, já tendo se apresentado ao lado de artistas consagrados como Toquinho e Anavitória.

A consolidação do Coro Municipal é um marco para a cultura do município

Criado oficialmente por lei neste ano, a primeira a instituir um grupo cultural municipal na história da cidade, o Coro passa a contar neste ano com a pianista acompanhadora Priscila Avelino e com um espaço fixo para ensaios, no primeiro andar do Centro Cultural Merciol Viscardi, acima do Teatro Municipal.

O secretário Rubens Lopes, também músico profissional, destaca a qualidade técnica já alcançada pelo grupo. “O Coro Municipal caminha ao nível profissional e está preparado para novos desafios. É um orgulho para a cidade ver como o maestro Sandro Muniz tem conduzido o trabalho com dedicação e excelência”, afirmou.

Perspectivas

O projeto prevê o início dos ensaios em 2026, com apresentações em teatros e salas de concerto do Estado de São Paulo. Além do repertório musical, a proposta inclui uma dimensão cênica, com a participação de artistas de teatro, buscando transformar o espetáculo em uma experiência completa e inovadora.

“Queremos que esse musical seja um divisor de águas para o Coro Municipal e para a cultura da cidade. Estamos reunindo nomes importantes, talentos locais, músicos convidados e parceiros regionais para levar Fernandópolis a um novo patamar no cenário artístico”, completa Rubens.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas