SAÚDE
Atendimento humanizado: saúde promove capacitação para profissionais das USFs
Atendimento humanizado: saúde promove capacitação para profissionais das USFs
Ação também debateu a valorização dos profissionais da recepção
Ação também debateu a valorização dos profissionais da recepção
Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde segue empenhada em melhorar os atendimentos no município. Nesta segunda-feira (01), os profissionais da recepção das Unidades de Saúde da Família participaram o dia todo de uma capacitação voltada ao aprimoramento dos serviços prestados no atendimento humanizado à população e no reconhecimento do trabalho de cada um dos profissionais.
A abertura da capacitação foi conduzida pelo secretário da pasta, José Martins Pinto Neto, que abordou as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e as ações que a administração municipal tem implementado desde o início do ano. "Antes, a UPA não tinha colchões adequados para atender os pacientes. Trouxemos colchões novos, consertamos equipamentos que estavam inoperantes, fizemos um levantamento completo dos materiais necessários para o acolhimento e abastecemos a unidade. Além disso, já solicitamos a ampliação da UPA ao Ministério da Saúde", destacou o secretário.
A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Francislaine Baroni, deu sequência ao evento, iniciando com uma acolhida onde cada profissional se apresentou, falou sobre a unidade onde atua e compartilhou palavras de incentivo. O tema abordado foi "Apresentação da USF: missão, visão, equipe e território" e destacou o papel da recepção no funcionamento da Unidade de Saúde da Família.
Em seguida, os participantes assistiram a uma palestra da profissional Rosimeire Mara Belantani, que tratou sobre os "Princípios do Acolhimento e do Atendimento Humanizado". O enfermeiro Igor César da Silva Albanez deu continuidade à capacitação, abordando o "Atendimento presencial, telefônico e digital (e-mails, chats, WhatsApp)" e a importância do NQSP (Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente).
O enfermeiro Eberte Gonçalves Temponi foi o responsável pela palestra sobre "Indicadores de desempenho na recepção", destacando a importância da postura profissional, como pontualidade, apresentação e organização. A palestrante, Juçara Cruz Lemos também contribuiu com a abordagem sobre a postura profissional no ambiente de recepção.
Outro ponto de destaque foi a palestra da assistente social Giovana Gazetta Lima, que falou sobre "Comunicação eficaz e escuta ativa", com a dramatização de casos envolvendo diferentes perfis de usuários, preparando os profissionais para lidar com situações diversas. O evento foi encerrado com a palestra do ativista de Direitos Humanos Paulinho Pedroso, que abordou o tema "LGBT+: Conhecer, entender e respeitar" e discutiu a importância do respeito e da inclusão no ambiente de saúde.
O evento fez parte do conjunto de ações da Secretaria de Saúde em melhorar a qualidade do atendimento prestado à população e aprimorar os serviços prestados. Mais encontros ocorrerão.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis