Da Redação
A Prefeitura de Fernandópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, deverá participar ativamente da campanha nacional intitulada “Setembro Amarelo”, que trabalha pela valorização da vida e pela prevenção do suicídio.
A campanha “Setembro Amarelo” surgiu em 1994 nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, tirou a própria vida. Seu corpo estava dentro de seu carro, um Mustang 68, que ele reformara e pintara de amarelo.
No velório, seus pais – que não sabiam que ele tinha problemas psíquicos – distribuíram fitas amarelas. A cor se tornou símbolo do combate ao suicídio e o dia 10 de setembro, data da morte de Mike, o “Dia Mundial da Prevenção do Suicídio”.
No Brasil, a campanha começou oficialmente em 2015. “Toda morte por suicídio é devastadora” é um dos lemas adotados pelos organizadores, lembrando o quanto cruel é o impacto causado entre a família, os amigos e a própria sociedade.
Em Fernandópolis já está definido um dos eventos: no dia 19, haverá a exibição, no Teatro Municipal, do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 1990. Nele, o tema do suicídio é tratado em profundidade.
VALORIZAÇÃO DA VIDA
A Coordenação de Saúde Mental, em parceria com as e-Multis, desenvolverá durante o mês de setembro rodas de conversa, abordando o tema “Valorização da vida”. As conversas serão dirigidas às equipes de profissionais de todas as unidades de Saúde do município. Essas ações começam no dia 8, segunda-feira.
As equipes também darão ênfase à campanha “CAPS não é meme”, que visa ao esclarecimento ao público do que são e o que fazem os Centros de Atenção Psicossocial, os tratamentos que oferecem e as perspectivas que abrem à inclusão, liberdade e reconstrução de vínculos com a comunidade.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis