ACIDENTE
Piloto confundiu luzes de motel com as de pista de aeroporto em Votuporanga
Piloto confundiu luzes de motel com as de pista de aeroporto em Votuporanga
Avião fez pouso forçado em área de pastagem a poucos metros da pista oficial
Avião fez pouso forçado em área de pastagem a poucos metros da pista oficial
Imagem: Reprodução / Fonte: Patrick Lima/ TV TEM
Da Redação
O acidente ocorrido na noite deste último domingo, 21 de setembro, decorreu de uma confusão do piloto da aeronave, entre as luzes da pista do aeroporto de Votuporanga e as de um motel situado nas proximidades.
A afirmação do piloto consta no Boletim de Ocorrência, onde ele disse que, ao perceber o erro, tentou arremeter, mas perdeu a aceleração de um dos motores, o que levou à colisão no solo.
O Corpo de Bombeiros informou que o homem recebeu atendimento no local e, em seguida, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a um hospital da cidade.
A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Civil. O caso será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão responsável por apurar as causas de acidentes aéreos no Brasil.
Pouso forçado
Relembre o fato em matéria publicada na noite de ontem, 21:
Fotos: Reprodução / Facebook
Um avião bimotor de prefixo PT-VRD realizou um pouso forçado na noite deste domingo (21) em uma chácara na avenida República do Líbano, próximo à Coacavo, em Votuporanga (SP). Apenas o piloto estava a bordo e não sofreu ferimentos, mas ficou bastante abalado com o ocorrido.
Testemunhas contaram que a aeronave voava baixa sobre a área urbana, perdendo altitude antes de decidir pela manobra de emergência. A suspeita inicial aponta para uma possível falha mecânica, mas nada foi confirmado até o momento.
Equipes de segurança isolaram a área, iniciaram perícia técnica e trabalham nos procedimentos para remoção da aeronave. As autoridades competentes vão investigar o incidente, utilizando protocolos formais.
Como funciona a investigação da Aeronáutica
A investigação de ocorrências aeronáuticas no Brasil é conduzida pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ligado à Força Aérea Brasileira.
O processo tem por objetivo prevenir novos acidentes, não atribuir culpa ou responsabilidade. Ele inclui coleta de dados sobre a aeronave, piloto, histórico de manutenção, condições meteorológicas, plano de voo, registros da torre de controle, testemunhos etc.
A investigação costuma seguir várias fases: relatório preliminar, intermediário e final. O relatório preliminar costuma ser divulgado para dar transparência enquanto os trabalhos seguem.
O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) compila estatísticas sobre esses incidentes, para identificar padrões de causa, tipo de aeronave mais envolvida, fatores de risco etc.