DE PAI PRA FILH

Como ajudar seu filho a exercitar o pensamento crítico desde cedo

Como ajudar seu filho a exercitar o pensamento crítico desde cedo

A importância de incitar a criatividade e o princípio da inovação na criança

A importância de incitar a criatividade e o princípio da inovação na criança

Publicada há 8 anos



Muitos colégios permitem que a curiosidade dos alunos paute os temas de suas aulas. Esse método é um dos componentes de um grande conceito educacional chamado pensamento crítico.  


Esse tipo de aprendizagem estimula as crianças a tornarem-se investigadores, o que ajuda a incitar a criatividade e o princípio da inovação. Os pais também podem encorajar essa capacidade em casa.

 

Esquematize estratégias: Você pega no pé do seu filho quando ele não tem certeza sobre qual é a tarefa de casa? Cria um plano se seu filho tem uma festa de aniversário e um jogo de futebol no mesmo dia? Se sim, você não está ajudando. Ao invés de oferecer soluções, pergunte ao seu filho o que ele pensa ser uma boa maneira para resolver o problema. Se ele não souber, encoraje-o a considerar um amigo que poderá passar o modo como o exercício deve ser feito ou a descobrir qual é o tempo para ir do local da festa até o campo de futebol.

 

Encontre livros com momentos de apreensão no final: Histórias com finais ambíguos podem inspirar as crianças a analisarem mais do que outras narrativas que terminam com um final já esperado. Leia para o seu filho, e, depois, pergunte se ele consegue identificar pistas na própria narrativa ou nas suas próprias experiências que sugerem o que poderia ter acontecido na história.

 

Expanda a lógica do pensamento: Ajude seu filho a buscar e ouvir várias opiniões. Procure textos que informem prós e contras de um assunto. E, em reuniões de família e amigos, puxe um assunto relacionável (sobre código de vestuário nas escolas, por exemplo) e sugira que seu filho solicite opiniões.

 Discuta notícias: Notícias cotidianas são um caminho natural e simples de engajar seu filho em uma conversa que irá além do “sim” e do “não”, que são as respostas mais comuns nessa idade. Visite sites de notícias e encontre artigos para ler junto com as crianças. Novos sites sempre levantam muitas questões para nossa família falar e pensar sobre.

 

Olhe para trás: Refletir sobre sucessos e falhas é uma boa atitude para construir capacidade de pensar criticamente. Entretanto, ajudar as crianças a serem mais reflexivas requer atenção: Quando seu filho tem um talento, constrói uma torre de Lego, ou reorganiza sua coleção de jogos, sonde-o durante o processo – quando ele ainda puder implementar novas ideias – e depois. E então pergunte a ele o que funcionou e o que ele desejava que não tivesse feito. Assim esse processo de questionamento ocorrerá naturalmente na escola – e em tempos de apuro.





últimas