AES TIETÊ

Eclusa de Promissão tem tecnologia de operação a distância

Eclusa de Promissão tem tecnologia de operação a distância

Publicada há 6 anos

Da Redação 


Desde 2013, a AES Tietê realiza o processo de otimização de suas eclusas. Além da homologação da tecnologia em Bariri e Ibitinga, feita pelo Departamento Hidroviário (DH), em maio de 2016, a geradora acaba de receber o documento para operação remota da eclusa de Promissão. As vantagens são o aumento da eficiência no controle do tráfego da hidrovia e a preparação mais rápida no recebimento das embarcações no processo de eclusagem. No início de 2017, a eclusa de Promissão recebeu a permissão temporária para operação remota, que possibilitou a realização de 1.003 processos de eclusagem de janeiro a maio. 


Agora, essas três eclusas – Bariri, Ibitinga e Promissão -, localizadas no interior do Estado de São Paulo, já operam com a tecnologia, que é pioneira no Brasil. Com isso, todo o processo de eclusagem nessas usinas é realizado à distância, comandados diretamente do Centro de Operações da Geração e Eclusas da AES Tietê (COGE), localizado em Bauru. A AES Tietê protocolou no dia 28 de junho, junto ao Departamento Hidroviário, o pedido de homologação para que a eclusa da usina de Nova Avanhandava também seja operada remotamente pelo COGE.


RENOVÁVEIS: PARCERIA COM A REDE DE MULHERES

Já está disponível para consulta o Roadmap para Matriz Renovável, estudo elaborado pela AES Tietê, como apoio ao projeto “Um milhão de painéis solares até 2030”, lançado pela Rede de Mulheres Brasileiras Líderes em Sustentabilidade no ano de 2015, durante a Conferência de Clima das Nações Unidas, em Paris (COP-21). Segundo Rogério Jorge, Diretor de Relacionamento com o Cliente, “iniciativas como esta estão em linha com a estratégia da AES Tietê de compor, até 2020, 50% de seu EBITDA com fontes renováveis não hidráulicas.” A publicação contribui com a articulação do tema junto a empresas do setor de energia e também está alinhada com a missão da Rede de Mulheres de incentivar ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável, que promovam a equidade de gênero e a sustentabilidade, disponibilizando dados relevantes para o uso da sociedade.


 O Roadmap para Matriz Renovável é gratuito e ficará disponível online, no link - http://redemulhersustentabilidade.org.br/Acervo/Roadmap%20Matriz%20Renov%C3%A1vel_v4.pdf. O conteúdo reúne dados globais sobre o setor de energia renovável, metas acordadas com a Organização das Nações Unidas (ONU), crescimento da demanda e incentivos de fundos de investimentos. A AES Tietê oferece soluções em gestão de energia, atuando na geração e comercialização de energia elétrica. Para isso, conta com um parque com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis. A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado e 2,3% no Brasil.



Três eclusas da AES Tietê já funcionam com o acionamento remoto: Bariri, Ibitinga e Promissão (fotos) 






últimas