APÓS VÁRIOS R

Armas são removidas de todos os fóruns de SP, diz Tribunal

O Fórum de Fernandópolis adotrou procedimento há alguns meses

O Fórum de Fernandópolis adotrou procedimento há alguns meses

Publicada há 9 anos

Da Redação 


O Tribunal de Justiça de São Paulo informou nesta quarta-feira (05), que removeu as armas de todos os fóruns do Estado de São Paulo, após “esforço concentrado” entre os dias 22 e 27 de junho. Será feita a triagem do material em depósitos e as armas terão o “encaminhamento pertinente”. O Fórum de Fernandópolis vem realizando esse procedimento já há alguns meses, os demais fóruns da região, há algumas semanas. Todas as armas foram, e ainda estão sendo, encaminhadas para Rio Preto, e, posteriormente, para Capital. 


A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) e o TJ-SP anunciaram a decisão no mês passado, depois que armas foram roubadas nos fóruns do Guarujá, litoral paulista, e de Diadema, região metropolitana. Na ocasião, definiu-se uma “logística mais apurada” para que, em curto espaço de tempo, pudesse ser removido maior número de armas de fóruns para os Comandos de Policiamentos de Área da Polícia Militar. A prioridade passou a ser a transferência das armas de maior potencial lesivo. Segundo o tribunal, a partir das ações realizadas nos últimos meses, 15.543 armas foram encaminhadas ao Exército para destruição. O TJ-SP diz ainda que agilizou procedimentos com o Exército para que mais armas pudessem ser recebidas e destruídas semanalmente.


 Ainda de acordo com o Tribunal de Justiça, foi editado o Provimento nº 2.345, de 21 de junho de 2016, pelo Conselho Superior da Magistratura, segundo o qual as armas vinculadas a processos judiciais não são mais encaminhadas aos fóruns após a perícia, e sim remetidas imediatamente para destruição ou para melhor equipar as forças de segurança. “Em caso de excepcional interesse para os feitos respectivos, as armas são depositadas em espaço especial sob a guarda das nossas polícias”, informou o TJ-SP.


Armas são removidas de todos os fóruns de SP, diz Tribunal

As polícias Civil (20) e Militar (17) receberam, em maio, 37 sofisticados fuzis que foram apreendidos em operações policiais e estavam sob custódia do Tribunal de Justiça do Estado, então vinculadas a processos judiciais. Cada arma chega a custar até R$ 50 mil. O procedimento se baseou na Lei 10.823/2003, regulamentada pelo Decreto 8.328/2016, que se refere à entrega de armas apreendidas a órgãos de segurança do Estado de São Paulo 



Armas são removidas de todos os fóruns de SP, diz Tribunal

Nos últimos meses, 15.543 armas foram encaminhadas ao Exército para destruição 






últimas