Adversário do

Jogadores do Barueri revelam tentativa de suborno

Jogadores do Barueri revelam tentativa de suborno

Proposta foi levada por apostador asiático, que queria derrota por mais de três gols para o Rio Preto; ex-gestor nega, mas sócio e jogadores confirmam

Proposta foi levada por apostador asiático, que queria derrota por mais de três gols para o Rio Preto; ex-gestor nega, mas sócio e jogadores confirmam

Publicada há 9 anos

Dois jogadores do Grêmio Barueri, lanterna da Série A3 do Campeonato Paulista sem nenhum ponto conquistado em dez jogos, relataram que o time recebeu uma tentativa de suborno para perder uma partida de forma proposital.

A proposta era para que perdessem por mais de três gols de diferença para o Rio Preto, fora de casa, pela quarta rodada da competição. Segundo os jogadores, a oferta foi rejeitada pelo elenco. Mesmo assim, o Rio Preto venceu por 4 a 0, no dia 11 de fevereiro.

O dinheiro, US$ 25 mil, viria de “um apostador asiático”. A proposta teria sido levada ao elenco pelo empresário Jaci Martino de Oliveira, ex-gestor do Grêmio Barueri, e por outras duas pessoas.

Oliveira negou a acusação, mas Matheus Soares dos Reis, sócio dele e que trabalhou como técnico da equipe no jogo em questão, confirmou a versão dos jogadores, ressaltando que eles rejeitaram a recomendação para que perdessem a partida.

“Confesso que a proposta balançou, pela situação que nós estamos vivendo com a diretoria, mas, em uma conversa entre nós, cogitamos não fazer e conversar com os atletas. Eu conversei com eles. Os atletas recusaram”, disse Matheus Reis.

Ele (Jaci Oliveira) chegou ao vestiário e falou: “Hoje tem de entregar o jogo para poder pagar o salário de todo mundo, para poder melhorar o alojamento. Se não acontecer isso, vai ser todo mundo mandado embora. Não quer entregar, não atrapalha” – relatou um jogador ao jornal, com a condição de não ser identificado. Oliveira negou ter levado para o elenco a proposta para que perdessem o jogo de forma proposital.

Histórico de problemas

Vitaminado por repasse irregular de verbas na década passada, o Grêmio Barueri, que já esteve na Série A do Brasileiro, convive com rebaixamentos, dívidas e acusações de fraude há pelo menos três anos. Clique aqui e veja como se deu a derrocada.

Na Série A3 do Paulistão deste ano, os problemas começaram já na primeira rodada, quando foi obrigado a dar W.O. contra o Primavera de Indaiatuba por ter perdido o prazo de inscrição dos atletas. Vale lembrar que o Barueri já havia perdido por W.O. na Série D do Brasileiro, em 2014.

No mês passado, o time ameaçou fazer greve, por conta das condições precárias do alojamento e dos atrasos de salário. Os jogadores relataram ao Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP) que estavam até sem comida no alojamento. Na última quarta-feira, o auge da vergonha: o Barueri perdeu por 10 a 0 para o Nacional, em São Paulo.

últimas