PAULISTÃO

Campeonato tem melhora na disciplina e otimismo com operação do VAR

Campeonato tem melhora na disciplina e otimismo com operação do VAR

O VAR foi a principal novidade neste Paulistão

O VAR foi a principal novidade neste Paulistão

Publicada há 6 anos

O Paulistão Sicredi chega na sua fase decisiva com Corinthians e São Paulo disputando o título. Marcado pela estreia do VAR no futebol paulista, o campeonato tem melhora em suas estatísticas disciplinares, com queda nos números de cartões.

O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, demonstrou sua visão otimista sobre os números do Paulistão Sicredi e realizou o balanço da competição antes da decisão. “Venho registrar a satisfação de uma competição com todos os índices positivos. Diminuição de cartões, aumento de média de gols, aumento de receitas sem as partidas finais, aumento de público. É o momento de agradecer o empenho e colaboração dos clubes na questão disciplinar", comemorou.

Após a semifinal, o campeonato registra média de 2,12 gols por partida. A média de cartões amareos por jogo caiu de 4,49 para 4,02, enquanto as expulsões, que não aconteceram no mata-mata, somam 11, contra 17 de 2018.

O presidente da FPF também falou sobre o VAR, principal novidade do campeonato em 2019. "Agradecer a toda equipe no projeto do VAR, estivemos na CBF e fomos reconhecidos como um dos grandes trabalhos pela FIFA. Isto é apenas o início e temos que aprender ainda, que todos envolvidos mantenham a prática e o principal objetivo de corrigir as injustiças”, disse Reinaldo.

Vice-presidente da entidade, Mauro Silva valorizou o esforço da FPF no desenvolvimento do VAR durante as partidas do Paulistão. “O VAR está cumprindo com o papel, corrigindo erros e evitando injustiças. Nosso desafio é diminuir o tempo e manter a precisão. É uma novidade como comentamos, foi uma novidade na Copa do Mundo e só houve na Copa do Brasil e agora nos estaduais. É um projeto imenso para a FPF, mais de 20 pessoas, 9 departamentos, começou no ano passado e investimento grande”, afirmou.

Para o ex-atleta, o VAR tem papel fundamental no fim das polêmicas. “É um legado para o futebol. Vimos alguns lances que, se não fosse pela ajuda da tecnologia, seria praticamente impossível do árbitro definir com o acerto. Nossa avaliação é positiva e o VAR está contribuindo para a integridade e justiça da competição. Um esforço grande da FPF e dá satisfação viver este momento”, completou.

Em evolução
Ednílson Corona, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, também acredita no impacto positivo do VAR durante a reta final da competição e reconhece que a ferramenta pode ser ainda mais importante.

“Entendemos que o tempo de revisão está alto e pretendemos melhorar. Estamos trabalhando neste tema na concentração com os árbitros. Vamos tentar levar um operador de replay para resolver. O processo demora um tempo pequeno, mas existe a insegurança para acertar e acaba refazendo para ter certeza que estão na linha correta de indicação para o arbitro”, disse.

Para os jogos finais, o representante da arbitragem aponta o processo de evolução. “Dá para adiantar, mas faz parte do processo e querer acertar mesmo. O tempo é importante, mas a precisão está levando em conta. Toda semana estamos levando assuntos percebidos nos jogos passados, lances, para melhorar a cada rodada. Desta vez, vamos tentar discutir com os operadores de vídeo durante a semana e discutir em um ambiente diferente, viabilizar uma rapidez na conclusão dos lances”, finaliza Corona. 

Fonte: FPF

últimas