OPERAÇÃO

TCE identifica irregularidades no armazenamento de remédios em cidades da região

TCE identifica irregularidades no armazenamento de remédios em cidades da região

Situação foi constatada durante operação deflagrada pelo Tribunal de Contas do Estado.

Situação foi constatada durante operação deflagrada pelo Tribunal de Contas do Estado.

Publicada há 5 anos

TCE-SP identificou irregularidades no armazenamento e fornecimento de remédios em farmácias municipais da região

Da Redação

Uma operação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) identificou irregularidades no armazenamento e fornecimento de remédios em farmácias municipais de oito cidades da região.

Em Jales, os fiscais encontraram caixas de papelão tapando as janelas, com o objetivo de impedir a incidência de sol diretamente nos medicamentos, que estavam acondicionados irregularmente. A situação também foi encontrada em Irapuã.

A Prefeitura de Jales informou que o Núcleo Central de Saúde está instalado em imóvel alugado e está em construção uma nova unidade. Portanto, os problemas estruturais e todos os demais serão resolvidos.

Em Meridiano, os fiscais localizaram medicamentos de alto custo vencidos que deveriam ser descartados, mas não foram. Em nota, a prefeitura informou que os medicamentos encontrados eram para tratamento de H1N1, mas não foram repassados para a população, já que a cidade não tem casos positivos da doença.

Em Urupês, medicamentos também estavam armazenados em caixas terciárias e remédios controlados foram encontrados em locais desprovidos de segurança. Em nota, a prefeitura informou que já está tomando as providências cabíveis.

Sobre os medicamentos controlados, serão adquiridos armários fechados com chaves. Os medicamentos alocados em caixas terciárias serão mantidos nas caixas originais ou transferidos para caixas padronizadas. E sobre os equipamentos eletrônicos, o Executivo afirmou que instalará os equipamentos adequados.

Enquanto em Santa Adélia, itens pessoais misturados ao estoque foram encontrados em uma farmácia municipal da cidade. O Executivo foi procurado, mas não quis se posicionar sobre o caso.

Em Palmares Paulista e Paulo de Faria, os fiscais do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo encontraram medicamentos armazenados de maneira irregular.

Já em Ariranha, fiações expostas e rachaduras apontaram irregularidades no prédio onde fica a farmácia, além de armazenamento irregular de medicamentos. Em nota, a prefeitura informou que já fez a compra de novas caixas para armazenar os remédios e vai providenciar os reparos nas instalações e paredes da farmácia em um prazo de 10 dias.

De acordo com o TCE, todos os dados coletados foram apresentados e os relatórios serão encaminhados aos conselheiros relatores de processos ligados aos órgãos fiscalizados, que decidirão quais as medidas cabíveis podem ser tomadas.

Fiscais encontrara rachaduras nos prédios de farmácias em Jales Foto: Divulgação/Tribunal de Contas do Estado

últimas