SAÚDE PÚBLICA

Procura por kit coronavírus ‘derruba’ estoques em estabelecimentos fernandopolenses

Procura por kit coronavírus ‘derruba’ estoques em estabelecimentos fernandopolenses

Todos os órgãos de saúde afirmam que não há razão para pânico em relação à doença no município

Todos os órgãos de saúde afirmam que não há razão para pânico em relação à doença no município

Publicada há 4 anos

Breno Guarnieri 

Durante a semana a busca por máscaras e álcool em gel aumentou em Fernandópolis desde que os casos suspeitos do novo coronavírus passaram a ser monitorados na região. Os produtos, no entanto, estão em falta em algumas farmácias e estabelecimentos especializados em produtos hospitalares.

“Foi uma semana atípica. Com 18 anos de loja, nunca tinha visto um movimento tão grande quanto o desta semana. Está acabando rápido (álcool em gel). Estou tendo que pedir o álcool 70%. Acabei de fazer o pedido e espero que chegue logo, apesar dos fornecedores deixarem mais caro o produto”, destacou Tânia Faissal Merigui, proprietária da Ortomédica, situada na região central de Fernandópolis.

No município, ao menos 10 farmácias foram procuradas pela reportagem. A maioria informou que os produtos estão em falta. Em algumas, os fracos de álcool em gel terminaram durante a semana e não houve reposição do fornecedor. Na região central de Fernandópolis, uma farmácia recebeu algumas caixas do material na manhã desta quinta-feira, dia 12, mas todas foram vendidas até o meio-dia de ontem, dia 13.

De acordo com o consultor de vendas Alcides Oliveira Jr., a procura tem partido principalmente de grandes empresas e pessoas viajantes. “Quem mais vem aqui comprar são as pessoas que viajam muito”, ressaltou.

Embora os órgãos de saúde afirmem que não há razão para pânico, pois nenhum caso suspeito foi confirmado oficialmente em Fernandópolis, a população continua constantemente atrás do álcool em gel. Em alguns estabelecimentos, os frascos menores chegam diariamente, mas são os primeiros a sair dos balcões.

NÚMEROS

O Brasil registrou ao menos 151 casos confirmados de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. O número foi atualizado nesta sexta-feira, 13, a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein.

CORONAVÍRUS 

Os principais sintomas do novo Coronavírus são nas vias respiratórias, semelhantes a um resfriado, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Em casos de síndromes respiratórias mais graves, pode acontecer insuficiência renal e até a morte, como os casos que vêm ganhando repercussão no mundo. A recomendação é tomar a medida básica de higiene, como lavar as mãos e seguir a etiqueta da tosse e do espirro.

Consumidores estão com dificuldades em encontrar álcool em gel em estabelecimentos de Fernandópolis


últimas