SAÚDE PÚBLICA

Número de leitos de UTI na Santa Casa de Fernandópolis está 2,5 vezes abaixo da demanda mundial pelo coronavírus

Número de leitos de UTI na Santa Casa de Fernandópolis está 2,5 vezes abaixo da demanda mundial pelo coronavírus

Razão de leitos em epicentros da epidemia é de 2,4 para cada 10 mil habitantes

Razão de leitos em epicentros da epidemia é de 2,4 para cada 10 mil habitantes

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

Caso a pandemia do coronavírus atinja Fernandópolis e região com a mesma força que chegou nos epicentros mundiais da crise, é provável que falte vagas de UTI na cidade. Nesses países a demanda chegou em 2,4 leitos de UTI para 10 mil habitantes, número mais de duas vezes superior à disponibilidade de leitos em Fernandópolis.

Na Santa Casa são disponibilizados 10 leitos de UTI. Em condições normais, a razão já está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – que é de um leito para cada 10 mil habitantes -, e abaixo da média do setor público do Estado de São Paulo que é de 1,19 leitos para cada 10 mil habitantes.

O hospital é responsável por atender a região de Governo de Fernandópolis, que compreende 12 municípios e cerca de 110 mil habitantes. Com os 10 leitos disponíveis, a demanda fica próxima de ser cumprida em situações normais – com uma razão de 0,9 leitos para cada 10 mil habitantes -, mas longe do ideal em caso da epidemia atingir os patamares mundiais.

Se atendesse apenas a população do município - cerca de 66 mil moradores -, a razão seria de 1,55 leitos para cada 10 mil habitantes.

Desde quinta-feira, 12, providências estão sendo tomadas para aumentar o número de leitos de UTI no hospital.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo deu indícios que pode aumentar o número de leitos da instituição. Tal decisão está inteiramente nas mãos da Secretaria.

Por enquanto a cidade registrou apenas três casos suspeitos para a doença. Todos ainda aguardam confirmação.

últimas