PANDEMIA

Plano SP permite reabertura do comércio, em Fernandópolis, a partir do dia 1º de junho

Plano SP permite reabertura do comércio, em Fernandópolis, a partir do dia 1º de junho

Protocolo de abertura consta no Plano SP, bares, restaurantes e academias continuam fechados

Protocolo de abertura consta no Plano SP, bares, restaurantes e academias continuam fechados

Publicada há 5 anos

Mapa com a fase de contágio de acordo com cada região

Gustavo Jesus

A região de são José do Rio Preto está, de acordo com o mapa disponibilizado pelo governo do estado de são Paulo, na Fase 2 de contágio da doença. A área das diretorias regionais de Saúde foram classificadas em 5 níveis, sendo 1 o mais critico e 5 o livre da epidemia.

Os municípios classificados na Fase 2, como Fernandópolis e região, poderão abrir, com restrições, as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio em geral e os Shopping Centers, a partir do dia 1º de junho, segunda-feira.

A flexibilização proposta difere das medidas adotadas recentemente pela Prefeitura de Fernandópolis. Com o Plano SP o comércio poderá reabrir, com protocolos rígidos de higiene e medidas como a redução do expediente.

Continuarão impedidos de abrir as portas bares, restaurantes, salões de beleza e academias.

"Estamos vendo uma desaceleração do crescimento da epidemia. Teremos mais de 60 protocolos para serem seguidos. Teremos um faseamento e retomada regionalizada. E isso será feito em cinco fases", afirmou Patricia Ellen da Silva, secretária de Desenvolvimento Econômico. 

Segundo Patrícia, a primeira fase, vermelha, é de alerta máximo, com funcionamento apenas de serviços essenciais. A fase dois (laranja) é de controle, de atenção, ainda com medidas restritivas, mas já é possível iniciar flexibilização em alguns setores, como atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e shoppins centers. Na fase três (amarela), é possível reabertura num número maior de setores, somados aos da fase dois, seriam adicionados bares e restaurantes e salões de beleza, mas ainda com restrições. Na fase quatro (verde), haverá um nível de abertura maior, incluindo academias, mas ainda com restrições. E a fase cinco, chamada de "o novo normal controlado", a liberação total, mas com medidas de higiene.

Ainda de acordo com o governo do Estado, a flexibilização vai levar em conta a capacidade do sistema de saúde, com a taxa de ocupação de leitos de UTI e o número de leitos por 100 mil habitantes, além da evolução da epidemia, com números de casos, internações e óbitos.

A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).


Cada fase diz respeito às atividades que poderão funcionar no estágio atual


últimas