PANDEMIA

Defensoria Pública pede que região regrida para a fase vermelha do Plano SP

Defensoria Pública pede que região regrida para a fase vermelha do Plano SP

Promotoria alega que hospitais de Rio Preto estão no limite da capacidade

Promotoria alega que hospitais de Rio Preto estão no limite da capacidade

Publicada há 5 anos

Da Redação

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo enviou ofício nesta segunda-feira, 3, ao governo estadual e à Prefeitura de Rio Preto, recomendando que a região regrida para a fase vermelha do Plano SP.

TRECHO DO DESPACHO

"Ao Estado de São Paulo, ante os dados expostos que apontam quadro de 100% de ocupação de leitos UTI COVID, as peculiaridades regionais e demais informações relevantes anexas, observado o cálculo de risco a    partir dos critérios (i) capacidade de resposta do sistema de saúde e (ii) evolução da epidemia (Anexo II, art. 5º do Decreto nº 64.994, de 28 de maio de 2020), em caráter excepcional, a    imediata    revisão da    classiicação da    região de São José do Rio Preto (DRS 15), regredindo-a, se o caso, para    a    fase 1 (vermelha)." 

O documento é assinado pelo defensor público Júlio Tanone e por outros três defensores, do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos, foi endereçado aos secretários estaduais de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, ao prefeito, Edinho Araújo (MDB), e ao secretário municipal de Saúde, Aldenis Borim.

O principal argumento da Defensoria para pedir a classificação da cidade na fase vermelha tem como base o boletim diário da Funfarme (que administra HB e HCM) e dados da Vigilância Sanitária de Rio Preto divulgados no domingo, 2, com apoio do Departamento Regional de Saúde (DRS-15), que apontam que os dois hospitais da rede pública de saúde do município - HB e Santa Casa - alcançaram 100% de ocupação de seus leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O HB, referência para pacientes em tratamento de Covid-19 na região, contava, até domingo, com 117 pacientes internados em UTI e 131 em enfermaria, ao passo que a Santa Casa tinha 36 pacientes na UTI e 39 na enfermaria.

Em ofício, a Defensoria recomenda que a Prefeitura adote medidas mais rígidas para deter o aumento da contaminação na cidade e se abstenha de adotar medidas para flexibilizar o funcionamento das atividades econômicas.

Ao governo do Estado, a Defensoria recomenda que classifique a região na fase vermelha em um prazo de até 48 horas.


Com informações do Diário da Região

últimas