POLÊMICA
Promotor de Votuporanga diz que pequenos municípios "não deveriam existir" e ironiza nomes de políticos da região
Promotor de Votuporanga diz que pequenos municípios "não deveriam existir" e ironiza nomes de políticos da região
Declarações estão em parecer onde José Vieira da Costa Neto se diz favorável ao Decreto que colocou Votuporanga na fase amarela do Plano SP
Declarações estão em parecer onde José Vieira da Costa Neto se diz favorável ao Decreto que colocou Votuporanga na fase amarela do Plano SP
José Vieira da Costa Neto, promotor de Votuporanga favorável ao Decreto do prefeito João Dado FOTO: A Cidade Votuporanga
Da Redação
O Promotor de Justiça votuporanguense, José Vieira da Costa Neto, emitiu parecer contrário à ação da Defensoria Pública contra o decreto que “antecipou” a fase amarela do Plano São Paulo para a cidade, que os municípios do entorno, com raras exceções, nunca fizeram a sua parte e nem deveriam existir. O promotor afirmou ainda que Votuporanga “é uma ilha nessa infeliz região”.
Para Costa Neto, - filho do fernandopolense Moacir Vieira -, a ausência de leitos e de insumos de saúde, sempre existiram no País inteiro, mas Votuporanga, graças ao empenho de bons administradores, comerciantes e prestadores de serviços benevolentes, e dos cidadãos de bem que aqui estão, “criaram verdadeira ilha nessa infeliz região”, e tem sistema de Saúde que atende razoavelmente a população local e regional.
“Consigno que a Santa Casa local é um exemplo, não só pelos recursos públicos que recebe, mas pelas doações e campanhas realizadas pela maioria da nossa população. Só não é melhor, porque os municípios do entorno, com raras exceções, nunca fizeram a sua parte. Municípios, aliás, que nem deveriam existir, pois não se sustentam. Seus administradores, o “Macarronada”, o João da “Skol”, o Calinécio, o Ico de “Paris”, e tantos outros, nunca criaram um leito sequer para a extração de uma unha encravada. Compram, ou melhor, recebem em doações, ambulâncias, para se verem livres dos seus munícipes doentes e entregá-los, sempre sem custo algum, para tratamentos a searas outras”, disse o promotor.
As referências utilizadas pelo promotor em seu parecer são alusivas a políticos da região. No caso do “Macarronada” a referência é para o ex-prefeito de Mira Estrela Antônio Carlos Macarrão; “João da Skol” remete ao ex-prefeito de Cardoso João da Brahma; Ico de Paris a Ivair Gonçalves dos Santos, o Ivo de Parisi, também ex-prefeito e Calinécio ao prefeito Calimério, de Álvares Florence.
Ainda não há definição na Justiça sobre a manutenção de Votuporanga na “fase amarela” conforme proposto pelo prefeito João Dado.
*Com informações de A Cidade de Votuporanga