FASE AMARELA

Rio Preto abre mais 30 leitos de UTI para coronavírus

Rio Preto abre mais 30 leitos de UTI para coronavírus

Vagas estão sendo disponibilizadas na Santa Casa, no Hospital de Base e no Austa

Vagas estão sendo disponibilizadas na Santa Casa, no Hospital de Base e no Austa

Publicada há 3 anos

Da Redação

A três dias da atualização do Plano São Paulo, a Secretaria de Saúde de Rio Preto conseguiu negociar com três hospitais para abertura de mais 30 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para tratar pacientes com suspeita e coronavírus confirmado. Segundo o secretário de Saúde, Aldenis Borim, serão mais dez leitos no Austa, oito no Hospital de Base e 12 na Santa Casa - sendo que seis começam a funcionar de imediato e os outros seis entre o final de semana e o começo da próxima.

Os leitos do Austa são destinados a pacientes de convênio. Já os da Santa Casa e Hospital de Base serão SUS - o repasse diário para cada um deles é de R$ 1,6 mil. 

Assim, a Santa Casa passa a ter 51 leitos de UTI; o HB tem 145 e o Austa, 41. Conforme Borim, o objetivo principal era criar as vagas na Santa Casa, principal referência para pacientes rio-pretenses, para desafogar as unidades de pronto atendimento (UPA) Jaguaré e Santo Antônio, que têm leitos de UTI. Nesta terça-feira, havia 22 pacientes nas 30 vagas de alta complexidade de Jaguaré e metade dos oito leitos da Santo Antônio estava preenchida. "Nós trabalhamos muito com a Santa Casa porque ela não diminui e com isso nossas UPA não conseguem rodar, então o paciente que vai se agravando não tem lugar na Santa Casa. Nossa preocupação maior era abrir na Santa Casa para desafogar as UPA."

Borim ficou em reuniões durante toda a segunda-feira para viabilizar o incremento no sistema de saúde. Todos os leitos contarão com respiradores e monitores. A Santa Casa tinha equipamento para montar seis leitos, por isso outros seis ficaram para os próximos dias - os aparelhos ainda estão sendo procurados junto ao Departamento Regional de Saúde (DRS) e pela Secretaria de Saúde. O Estado já foi comunicado sobre a abertura dos leitos e a diferença que eles vão fazer nos índices de ocupação de UTI, o principal empecilho para que a região avance para a fase amarela, deve ser sentida já a partir desta quarta-feira, 2. "Rio Preto já está amarelo. A região eu não sei estimar se vai conseguir amarelar. Não sei se esses leitos conseguem chegar (abaixo de 75%)."

Fonte: Diário da Região

últimas