FASE AMARELA

Rio Preto abre mais 30 leitos de UTI para coronavírus

Vagas estão sendo disponibilizadas na Santa Casa, no Hospital de Base e no Austa

Vagas estão sendo disponibilizadas na Santa Casa, no Hospital de Base e no Austa

Publicada há 6 anos

Da Redação

A três dias da atualização do Plano São Paulo, a Secretaria de Saúde de Rio Preto conseguiu negociar com três hospitais para abertura de mais 30 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para tratar pacientes com suspeita e coronavírus confirmado. Segundo o secretário de Saúde, Aldenis Borim, serão mais dez leitos no Austa, oito no Hospital de Base e 12 na Santa Casa - sendo que seis começam a funcionar de imediato e os outros seis entre o final de semana e o começo da próxima.

Os leitos do Austa são destinados a pacientes de convênio. Já os da Santa Casa e Hospital de Base serão SUS - o repasse diário para cada um deles é de R$ 1,6 mil. 

Assim, a Santa Casa passa a ter 51 leitos de UTI; o HB tem 145 e o Austa, 41. Conforme Borim, o objetivo principal era criar as vagas na Santa Casa, principal referência para pacientes rio-pretenses, para desafogar as unidades de pronto atendimento (UPA) Jaguaré e Santo Antônio, que têm leitos de UTI. Nesta terça-feira, havia 22 pacientes nas 30 vagas de alta complexidade de Jaguaré e metade dos oito leitos da Santo Antônio estava preenchida. "Nós trabalhamos muito com a Santa Casa porque ela não diminui e com isso nossas UPA não conseguem rodar, então o paciente que vai se agravando não tem lugar na Santa Casa. Nossa preocupação maior era abrir na Santa Casa para desafogar as UPA."

Borim ficou em reuniões durante toda a segunda-feira para viabilizar o incremento no sistema de saúde. Todos os leitos contarão com respiradores e monitores. A Santa Casa tinha equipamento para montar seis leitos, por isso outros seis ficaram para os próximos dias - os aparelhos ainda estão sendo procurados junto ao Departamento Regional de Saúde (DRS) e pela Secretaria de Saúde. O Estado já foi comunicado sobre a abertura dos leitos e a diferença que eles vão fazer nos índices de ocupação de UTI, o principal empecilho para que a região avance para a fase amarela, deve ser sentida já a partir desta quarta-feira, 2. "Rio Preto já está amarelo. A região eu não sei estimar se vai conseguir amarelar. Não sei se esses leitos conseguem chegar (abaixo de 75%)."

Fonte: Diário da Região

Rio Preto abre mais 30 leitos de UTI para coronavírus

últimas