SOLIDARIEDADE
Doação de órgãos de jovem da região poderá salvar até 9 pacientes
Doação de órgãos de jovem da região poderá salvar até 9 pacientes
Jovem de 27 anos morreu neste sábado, 12, vítima de um aneurisma cerebral
Jovem de 27 anos morreu neste sábado, 12, vítima de um aneurisma cerebral
Equipe coloca caixas com pulmões e pâncreas em avião da FAB, no aeroporto de Rio Preto - Johnny Torres 12/9/2020
Da Redação
O gesto de solidariedade da família de uma jovem de 27 anos poderá salvar a vida de até nove pacientes na fila por transplante de órgãos. A mulher morreu neste sábado, 12, no Hospital São Domingos, em Catanduva, depois de sofrer um aneurisma cerebral. O coração, os dois pulmões, os dois rins, as duas córneas, o fígado e o pâncreas foram captados pela Organização de Procura de Orgãos (OPO) e distribuídos para o Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, de Rio Preto, Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto e Incor em São Paulo.
O primeiro a ser captado foi o coração. Com resistência de apenas quatro horas fora do organismo, o órgão foi retirado do corpo da doadora pela equipe médica do chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM, Ulisses Alexandre Croti, o mesmo especialista responsável por transplantar o órgão em um jovem, de 17 anos, de Lavínia, portador de miocardiopatia dilatada (doença que dilata o coração e prejudica o bombeamento de sangue).
O rapaz receptor estava na fila por um coração há três dias. Ele estava internado no Hospital de Base desde o dia 17, mas pelo peso, 48 quilos, foi transferido para o HCM para receber o coração no hospital. Entre a captação do coração e o transplante no paciente, houve a mobilização de pelo menos 20 profissionais, entre cirurgiões, anestesista, instrumentistas, enfermeiros, técnicos entre outros. A cirurgia estava em andamento até o fechamento deste texto. Este é o décimo transplante de coração no HCM.
Outros órgãos
A doação múltipla de órgãos também mobilizou equipes da Força Área Brasileira (FAB). Dois pilotos e uma aeronave vieram para o aeroporto de Rio Preto, na tarde deste sábado, para transportar os dois pulmões e o pâncreas para o Incor, em São Paulo.
O fígado teve como destino o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, os rins se dividiram para Botucatu e São Paulo e as duas córneas foram para o banco de córneas do HB. Todos os órgãos foram retirados e, como norma, passam por análises antes de serem transplantados.