DECRETO
Parques aquáticos de Olímpia abrem mesmo após regressão no Plano SP
Parques aquáticos de Olímpia abrem mesmo após regressão no Plano SP
Governo de SP regrediu Olímpia e outras quatro cidades do noroeste paulista para a fase laranja
Governo de SP regrediu Olímpia e outras quatro cidades do noroeste paulista para a fase laranja
Parque aquático de Olímpia neste sábado (10) foi aberto — Foto: Reprodução/TV TEM
Da Redação
Os parques aquáticos de Olímpia (SP) abriram as portas neste sábado (10) após o decreto municipal permitir a abertura mesmo com a cidade na fase laranja do Plano SP de flexibilização. O município e outros quatro do noroeste paulista regrediram de fase nesta sexta-feira (9) em decisão do governo de São Paulo.
Olímpia, Altair, Cajobi, Serverínia e Guaraci fazem parte do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Barretos e foi a única do estado a regredir de fase nesta sexta-feira (9). Com isso, a Prefeitura de Olímpia disse que vai pedir a reavaliação do plano.
Na fase laranja, de acordo com o Plano São Paulo, Olímpia só poderia reabrir o comércio. Além disso, os estabelecimentos devem receber apenas 20% da capacidade de público para evitar aglomerações. Salões de beleza, barbearias, bares, restaurantes e lanchonetes, academias, parques aquáticos e hotéis deveriam ficar fechados.
Por causa do fim de semana prolongado com o feriado do dia 12 de outubro na segunda-feira, os ingressos dos parques estavam esgotados.
A gerente de hotel Rita de Cássia Mendes Montanhani afirma que ficou apreensiva com essa mudança de fase. Ela disse que o turismo foi muito prejudicado com a pandemia do coronavírus, já que os parques ficaram fechados por mais de seis meses.
“Ficamos surpresos com o retrocesso, sem aviso prévio. Prejudica demais porque deu insegurança sem saber se iríamos trabalhar. Olímpia iniciou as atividades há 10 dias com a reabertura, e durante todo o período nos preparamos seguindo os protocolos de segurança”, afirma.
Um dos parques aquáticos da cidade tem capacidade total para 8 mil pessoas, mas só pode receber 40%, ou seja 3,2 mil pessoas. O gerente de marketing do parque, Marcos Bittencourt, acredita que os parques e hotéis vão continuar funcionando com o decreto.
“Ficamos preocupados com a decisão e o impacto seria se tivéssemos de fechar. A cidade foi prejudicada durante seis meses, estamos respeitando a capacidade, o impacto foi negativo na hora, mas seguimos agora o decreto municipal seguindo as orientações”, diz o gerente.
A Prefeitura de Olímpia informou que, diante da reclassificação da regional de Barretos, vai buscar um pedido de reavaliação da decisão junto ao governo do estado, tendo em vista a evolução equilibrada do quadro da Covid-19 na cidade e considerando ainda que o município tem apresentado índices em queda, não só na média diária de casos, como também no número de óbitos.
Segundo a prefeitura, a redução no número de casos e de mortes, entre agosto e setembro, foi 50,2% e 45,16%, respectivamente.
Em nota, o Executivo informou que respeita as avaliações do governo do estado, mas não concorda em ser penalizado pelas avaliações regionais e ainda alega ter sido prejudicado pelas mudanças nos critérios do Plano SP.
Diante disso, o município publicou um novo decreto municipal (7.892/20), mantendo em vigor as regulamentações da fase amarela.