NÚMEROS
Após três semanas de queda, média móvel de casos de coronavírus volta a subir em Fernandópolis
Após três semanas de queda, média móvel de casos de coronavírus volta a subir em Fernandópolis
O índice nos últimos sete dias foi de 28,85 casos
O índice nos últimos sete dias foi de 28,85 casos
Gustavo Jesus
A média móvel dos casos de coronavírus voltou a subir nesta semana em Fernandópolis.
Depois de um pico durante o processo eleitoral – sem a comprovação científica da influência da campanha na quantidade de casos -, os números do município tiveram queda durante três semanas.
Na semana do dia 20 de novembro, a sexta-feira após a eleição, a média móvel bateu em 31 casos por dia, maior índice desde o mês de outubro. No período seguinte ela caiu para 29 e chegou em 19,8 na sexta-feira, 4.
Em uma semana com três mortes pela doença, a quantidade de casos voltou a crescer. Nesta sexta-feira, 11, a média móvel fechou em 28,85, com 202 casos.
A região do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto é a 12ª com maior índice de contágio por coronavírus no Estado de São Paulo. O dado foi obtido na plataforma InfoTracker, mantida em conjunto pela USP e pela UNESP.
O índice é de 1,29Rt, com queda considerável na comparação com a semana passada, quando a plataforma indicava 1,84Rt na região. Valores de Rt que estão acima de 1.0 representam um aumento na disseminação do vírus, enquanto valores que estão abaixo representam uma redução.
Ainda segundo a plataforma, o tempo médio de resolução dos casos de coronavírus na região é de 20 dias, isto é, para que se tenha a recuperação plena do indivíduo ou o óbito após o período de internação. O índice é o sétimo menor do estado.