CAPACITAÇÃO

Bombeiros aperfeiçoam técnica em treinamento de salvamento veicular

Bombeiros aperfeiçoam técnica em treinamento de salvamento veicular

Ação realizada no Posto de Bombeiros de Fernandópolis contou com todo o quadro de profissionais da unidade

Ação realizada no Posto de Bombeiros de Fernandópolis contou com todo o quadro de profissionais da unidade

Publicada há 9 anos

Da Redação


Treinamento contou com a participação de todo o efetivo do Posto de Bombeiros de Fernandópolis



O mês de abril começou agitado no Posto de Bombeiros de Fernandópolis, com treinamentos e técnicas de salvamento veicular, realizados com todo efetivo do 3º Sub Grupamento.  


Com os avanços tecnológicos da indústria automotiva, há a necessidade de atualizações constantes das técnicas de desencarceramento de vítimas dos veículos colididos, desta forma o treinamento teve como objetivo condicionar os profissionais, padronizando os atendimentos e, consequentemente, melhorando a atuação dos bombeiros nas ocorrências.


A ação foi realizada no Posto de Bombeiros de Fernandópolis, durante três dias e contou com todo o quadro de profissionais da unidade. Com as bases de exercícios de salvamento veicular, os participantes simularam diversos tipos de técnicas de desencarceramento.
 

Como é de conhecimento de toda população, os acidentes de trânsito provocam inúmeras mortes, sequelas temporárias e permanentes. O atendimento realizado pelo Corpo de Bombeiros, com guarnições treinadas, funções específicas, materiais e equipamentos adequados, é de vital importância para a diminuição destes tristes números.


“O salvamento em ocorrências de acidente de trânsito com vítima presa nas ferragens é muito complexo, exigindo uma atuação bastante técnica da guarnição, que deverá trabalhar em equipe, precisando de autocontrole para atender pessoas com os mais diversos traumas e abaladas emocionalmente, diante de riscos diversos no local do acidente, onde o fator tempo-resposta é primordial”, explicou 1º Ten. PM Frank Fernando Andrade, comandante do Posto de Bombeiros de Fernandópolis.


O comandante ainda comentou sobre o método ideal para a realização do trabalho em equipe. “O elevado nível de stress, entretanto, não pode negligenciar os riscos existentes, que exigem cuidados a serem tomados em relação à segurança da guarnição, do local e da vítima. Os integrantes da Guarnição deverão seguir funções específicas, somando as experiências adquiridas anteriormente, usando ferramentas em conjunto e trabalhando de acordo com a doutrina de salvamento veicular, onde todos atuam da mesma forma”, explanou. 


DICAS DE SEGURANÇA NOTRÂNSITO


-Todos os ocupantes do veículo, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança inclusive no banco traseiro.
- Crianças de até sete anos e meio nos carros devem usar os equipamentos de proteção adequados a idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).
lPedestre deve sempre ser respeitado. Lembre-se: você também é pedestre.
- Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, táxi ou carona.
-Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5m ao ultrapassar ciclistas.
- Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres.
- Motociclista use sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta.
- Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito.
- Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está no volante.
- Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse antes de pegar a estrada.
Em caso de emergência ligue 193 - Corpo de Bombeiros.








últimas