Da Redação
O Décimo Sexto Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sediado em Fernandópolis, realizou ontem, dia 3, treinamento sobre Atendimento Pré Hospitar Tático (APH-Tático), com a Equipe do Capitão Médico PM Silvestre do 9º BAEP. O exercício mobilizou policiais que exercem a função de comando e que atuam em atividades operacionais táticas.
O APH-TÁTICO é utilizado para tratar de feridos dentro das situações conflituosas, tem como objetivo salvar vidas. Segundo o Ministério da Saúde o atendimento pré-hospitalar pode ser definido como a assistência prestada em primeiro nível de atenção, aos portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, quando ocorrem fora do ambiente hospitalar, podendo acarretar sequelas ou até mesmo a morte.
A atividade policial é reconhecida como de alto risco, por isso quem trabalha nessa área tem a necessidade de compreender como agir com vítimas lesionadas, bem como lidar com as circunstâncias e evitar o agravamento do quadro.
Nesse contexto, o Décimo Sexto Batalhão busca o constante aperfeiçoamento do seu efetivo, sempre pautado na missão constitucional da Polícia Militar - “polícia ostensiva e a preservação da ordem pública” - aumentado assim a capacidade de atuação de seus policiais para melhor desempenho no atendimento nas diversas naturezas de ocorrências.
A atividade policial é reconhecida como de alto risco