BIOMETRIA
Procura ao cartório eleitoral aumenta mais de 400% em Fernandópolis
Procura ao cartório eleitoral aumenta mais de 400% em Fernandópolis
Cadastramento biométrico tem chamado atenção dos eleitores; procura este ano é cinco vezes maior em relação a 2015
Cadastramento biométrico tem chamado atenção dos eleitores; procura este ano é cinco vezes maior em relação a 2015

Procedimento é fácil e rápido; após colher as digitais é tirada uma foto do eleitor
Por Jorge Pontes
Diferente dos últimos anos em que os cartórios eleitorais realizavam atendimento em horário especial apenas na última semana do prazo, este ano as coisas mudaram. Em virtude do cadastramento biométrico e, consequentemente, aumento do fluxo de pessoas nas zonas eleitorais, o horário especial começou já na última segunda-feira (4), a um mês do fim do prazo para fazer qualquer alteração no cadastro eleitoral, seja transferência, revisão ou alistamento.
O fluxo diário de pessoas na 150ª Zona Eleitoral de Fernandópolis aumentou razoavelmente. Com atendimento começando às 9h – por lei se inicia às 12h -, na segunda-feira (4) foram realizados 60 atendimentos. De janeiro até aqui, já foram realizados 435 alistamentos eleitorais (emissão da 1ª via do título de eleitor), 256 transferências e 2.652 revisões, um aumento superior a 400% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram emitidos 273 novos títulos, feitas 117 transferências e apenas 198 revisões.
O aumento considerável se deve ao cadastramento biométrico (3.343 até aqui), que embora seja facultativo até 2018, tem chamado atenção dos eleitores pela ampla divulgação na imprensa em nível nacional. “Muitos não tem conhecimento de que ainda é facultativo, por isso já estão nos procurando desde agosto do ano passado, porém, em todo atendimento que fazemos, em que há alteração no cadastro eleitoral é obrigatório fazer o procedimento de cadastro biométrico. E isso é que tem impulsionado essa procura. Geralmente as pessoas deixam para última hora, mas este ano a história tem sido um pouco diferente”, explicou Luís Gustavo Motta, chefe do Cartório Eleitoral (Zona 150).
Segundo ele, a orientação é a mesma de todos os anos, a fim de se evitar a aglomeração de pessoas nos últimos dias do prazo. “Pedimos para que as pessoas procurem o cartório eleitoral o quanto antes, para não gerar aquelas enormes filas e a demora no atendimento. Reforçamos, inclusive, o pedido para que façam o agendamento no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral-, a fim de facilitar e agilizar seu atendimento no cartório. Aqueles que não tiverem acesso à internet pode nos procurar para fazermos o agendamento, mas é bom frisar que todos os serviços, seja uma simples mudança de seção ou alistamento eleitoral, estão sendo feitos mediante agendamento”, explicou Motta.
Em Fernandópolis, apenas do dia 20 em diante haverá novos horários para agendamento. Vale lembrar também, que a partir do dia 21, o cartório faz seu plantão, passando a atender também nos finais de semana. O maior público está na faixa etária de 45 a 59 anos, responsável por 6.221 eleitores.
Clique AQUI para agendar seu atendimento:
Atualmente, Fernandópolis conta com 51.123 eleitores aptos, sendo 26.756 mulheres e 24.313 homens. Existem 140 seções distribuídas em 17 locais de votação.
DOCUMENTO OBROGATÓRIOS
-ALISTAMENTO MILITAR (Homens/18 a 45 anos/1ºtítulo)
-RG
-CPF
-TÍTULO DE ELEITOR
-COMPROVANTE DE ENDEREÇO NO NOME DO REQUERENTE, PAI, MÃE OU CÔNJUGE, COM NO MÁXIMO 90 DIAS DE EXPEDIÇÃO
