REGIÃO

Polícia Ambiental dá início à Operação Pré-Piracema

Polícia Ambiental dá início à Operação Pré-Piracema

A "Operação Pré-Piracema" tem como principal objetivo coibir a pesca predatória no período que antecede o defeso

A "Operação Pré-Piracema" tem como principal objetivo coibir a pesca predatória no período que antecede o defeso

Publicada há 1 mês

Da Redação

O 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (4º BPAmb) deu início à "Operação Pré-Piracema", nesta terça-feira, 15. Com o objetivo de coibir a pesca ilegal nos principais rios da região, como o Rio Paraná, Rio Grande e Rio Tietê, a ação visa proteger as espécies nativas no período essencial para a reprodução dos peixes. 

Com o apoio do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPAmb), a ação envolve uma estrutura robusta de fiscalização, que inclui drones, barcos, viaturas 4x4 e um contingente especializado de policiais militares ambientais. 

A "Operação Pré-Piracema" tem como principal objetivo coibir a pesca predatória no período que antecede o defeso, garantindo que as espécies nativas da bacia hidrográfica tenham condições ideais para reprodução. Amparada pelas leis ambientais, federal e estadual, a ação busca minimizar os impactos ao meio ambiente, preservando a fauna aquática e reforçando o compromisso com a sustentabilidade dos recursos naturais. 

"Nosso esforço é evitar que práticas ilegais prejudiquem a reprodução das espécies e garantam um futuro sustentável para a biodiversidade da região", declarou o Comando do 4º BPAmb. 

Orientações ao Pescador

Durante o período da piracema, entre 1º de novembro e 28 de fevereiro, a pesca de espécies nativas será estritamente proibida. A fiscalização será intensificada nas áreas monitoradas, e a colaboração da população é fundamental para denunciar práticas ilegais através do número 190.


últimas