MEIO AMBIENTE
Administração recolhe quase 900 toneladas de entulho no “Cidade Limpa”
Administração recolhe quase 900 toneladas de entulho no “Cidade Limpa”
Balanço final impressiona; último “Cidade Limpa” aconteceu em 2016
Balanço final impressiona; último “Cidade Limpa” aconteceu em 2016
Da Redação
Cento e vinte e sete bairros e um distrito (Brasitânia) percorridos durante a semana da campanha e novamente visitados na operação de rescaldo.
Trezentos e cinquenta caminhões lotados de entulho de todo tipo (móveis, eletrodomésticos, madeiras, plásticos, ferragens, enfim, todo tipo de objeto que se possa imaginar). Seis semanas de operação.
Ao final da campanha “Cidade Limpa”, realizada em Fernandópolis em parceria com a TV Tem, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tinha uma montanha de lixo e entulho acumulada no ponto de descarte. Em contrapartida, a cidade estava bem mais limpa e segura para os moradores.
Para o Secretário Carlos Oliveira, que comandou a operação, as dificuldades encontradas se devem principalmente ao longo período – oito anos – em que o programa não foi realizado na cidade. O último “Cidade Limpa” acontecera em 2016.
Segundo Oliveira, isso resultou num acúmulo anormal de rejeitos. “Houve o caso de uma residência da qual saiu uma quantidade de descartes que lotou um caminhão”, afirma o Secretário. Ele acredita que em futuras edições do programa, a quantidade de objetos descartados seja bem menor.
Para o Secretário Municipal de Saúde de Fernandópolis, José Martins Pinto Neto, “a ação do projeto ‘Cidade Limpa’ contribui significativamente para a Saúde da cidade e do Distrito de Brasitânia, já que o recolhimento de 876,5 toneladas de resíduos sólidos é uma poderosa arma de combate aos criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e outras arboviroses, além de ser uma forma de prevenção de acidentes com animais peçonhentos como o escorpião”.
O “Cidade Limpa” é um projeto da TV Tem, afiliada da Rede Globo, que é realizado há mais de 20 anos em sua área de cobertura, que abrange 318 municípios. A iniciativa promove mutirões de limpeza urbana, junto aos parceiros locais, como prefeituras municipais.
O projeto já impactou milhares de pessoas, desde seu início em 2003, e promove um futuro mais sustentável e consciente.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis