PANDEMIA
Região começa a semana com ocupação de UTIs na "fase vermelha"; comércio pode fechar se números não melhorarem até sexta
Região começa a semana com ocupação de UTIs na "fase vermelha"; comércio pode fechar se números não melhorarem até sexta
Atualmente 80,8% das UTIs para coronavírus da região estão ocupadas
Atualmente 80,8% das UTIs para coronavírus da região estão ocupadas
Gustavo Jesus
No futebol e nos esportes em geral por vezes o jargão “se o campeonato terminasse hoje, tal equipe seria campeã”. Trazendo a expressão para a atual realidade do coronavírus na Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto, se houvesse hoje a atualização do Plano SP, Fernandópolis e região estariam enquadradas na fase vermelha.
De acordo com os números deste domingo, 26, disponibilizados pelo Governo do Estado, as UTIs para coronavírus da região estão com 80,8% de ocupação.
Mantendo-se o parâmetro acima dos 80% até sexta-feira, 31, quando ocorre nova atualização do Plano SP, a região regredirá, por pelo menos uma semana, para a fase 1, com o fechamento do comércio e shoppings.
Nas quatro primeiras atualizações a região esteve sempre próxima aos 40% de taxa de ocupação, depois houve um aumento constante, até que o índice ficasse em 79% na sexta-feira, já deixando a região perto do vermelho.
Na coletiva realizada nesta segunda-feira, 27, o Governo do Estado anunciou algumas mudanças no cálculo do Plano SP.
Dentre os critérios anunciados, está a alteração do índice de ocupação de leitos de UTI, que atualmente precisa estar abaixo de 60%, para até 75%. A medida permite que os municípios liberem leitos de UTI reservados a pacientes graves com coronavírus para outras especialidades médicas que tiveram o atendimento adiado ao longo da pandemia.
Agora, para uma região avançar da fase amarela à verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos na etapa intermediária. As regras começam a valer a partir da próxima sexta (31).
Na coletiva também foi citada uma possibilidade de uma margem de 2,5% para o critério de ocupação de UTIs, que deve ser detalhada na terça-feira, 27.
Mapa com a última classificação do Plano SP