Da Redação
Nesta semana, uma equipe da Polícia Militar Ambiental flagrou uma mulher com 13 aves nativas em cativeiro, entre elas, papagaios, periquitos, tucano e até mesmo duas araras ameaçadas de extinção, em Américo de Campos.
O flagrante aconteceu após o recebimento de uma denúncia anônima que apontava a venda ilegal de aves nativas em um determinado comércio.
Durante fiscalização, no local apontado pela denúncia, os policiais encontraram dois viveiros grandes e outros menores, todos contendo aves.
Foi constatado que 13 das aves eram nativas, sendo cinco papagaios, cinco periquitos-ricos, um tucano e duas araras-canindé.
Outras 28 aves exóticas também foram localizadas no local. Todas apresentando boas condições, tendo água e comida a disposição, entretanto, nenhuma delas possuía anilha de identificação.
Questionada, a responsável afirmou não possuir autorização para a venda dos animais. Disse ainda que as havia capturado todas diretamente no ninho.
Diante dos fatos, a mulher foi autuada e as aves apreendidas. Por apresentar estado bravio, o que demonstra que foram capturadas recentemente da natureza, todas as aves nativas foram restituídas ao seu habitat.