POLÍTICA
Seba, Luis Henrique e Marcomini podem ficar no poder por 14 anos ; Cantarella e eleitos em 2024 por 10
Seba, Luis Henrique e Marcomini podem ficar no poder por 14 anos ; Cantarella e eleitos em 2024 por 10
Emenda muda regras, proíbe reeleição, prorroga mandatos e estabelece data unificada
Emenda muda regras, proíbe reeleição, prorroga mandatos e estabelece data unificada
O atual Congresso Nacional continua a nos surpreender — e não exatamente de forma positiva.
Como se não bastassem o aumento no número de deputados federais (e o consequente crescimento das despesas públicas) além da constante prevalência de disputas ideológicas sobre as reais necessidades da população, agora surge — com força — mais uma polêmica: novas e profundas mudanças nas regras eleitorais.
Desta vez, as alterações vêm por meio da Proposta de Emenda Constitucional 12/2022, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Entre as principais mudanças propostas estão:
Fim da reeleição para cargos do Executivo (prefeitos, governadores e presidente da República), com a instituição de mandatos de cinco anos. A vedação à reeleição, no entanto, não se aplicará a vereadores, deputados estaduais e federais, nem a senadores;
Unificação das datas das eleições para todos os cargos eletivos, que passarão a ocorrer a cada cinco anos, coincidindo com a duração dos mandatos de todos os eleitos, inclusive do Legislativo e do Senado.
Mas calma — as maiores polêmicas vêm agora.
Uma emenda apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro-chefe da Casa Civil no governo Bolsonaro e figura proeminente no Congresso, propõe regras de transição que podem permitir que certos políticos permaneçam no poder por até 10 ou até 14 anos consecutivos.
Vejamos:
O cenário, no mínimo confuso, configura uma verdadeira miscelânea institucional. E, segundo um parlamentar com amplo trânsito nos bastidores de Brasília, há forte tendência para que esse desenho seja aprovado.
Resta-nos aguardar.
O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.