CULTURA
Exposição “Cara-a-Cara com o Espinossauro” atrai 1.300 visitantes ao Museu de Paleontologia
Exposição “Cara-a-Cara com o Espinossauro” atrai 1.300 visitantes ao Museu de Paleontologia
Durante os dias do evento, a programação foi enriquecida pela presença da Ferarte
Durante os dias do evento, a programação foi enriquecida pela presença da Ferarte
Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
O fim de semana foi marcado por grande movimentação no Museu de Paleontologia de Fernandópolis, que recebeu a exposição “Cara-a-Cara com o Espinossauro”, com a presença do paleontólogo e paleoartista Felipe Elias, integrante do projeto PaleoZOOBR. O evento atraiu cerca de 1.300 visitantes e movimentou o turismo local.
A exposição é fruto de uma parceria entre Felipe Elias e o professor Carlos Eduardo Maia de Oliveira, coordenador do museu, e teve como destaque a apresentação de reconstruções em tamanho real de animais pré-históricos, produzidas por meio da paleoarte, a arte que une ciência e criatividade para representar visualmente espécies fósseis.
“O Museu de Paleontologia daqui de Fernandópolis tem um acervo incrível, e a ideia é aproximar cada vez mais as pessoas desse patrimônio regional. Já temos fósseis únicos e peculiares da região, que são difíceis de encontrar até mesmo em outras partes do Brasil”, destacou Felipe Elias.
Segundo o paleoartista, a reconstrução visual dos animais extintos permite que o público compreenda melhor os fósseis expostos, muitos dos quais são encontrados de forma fragmentada.
“É um trabalho que une arte e ciência através de análises desses animais e comparações com grupos atuais. A partir disso, tentamos chegar o mais perto possível do que esses animais poderiam ser. Isso é muito importante, porque quando transformamos os fósseis em imagens, a experiência para o público se torna muito mais interessante”, explicou.
O museu recebeu visitantes de diversas cidades da região, como Marília, Monte Alto, Uchoa, São José do Rio Preto, Votuporanga, Jales, General Salgado e Auriflama, além de turistas de Santos e até da cidade de Pescara, na Itália, próxima a Roma, que aproveitaram a estadia no Brasil para visitar o espaço.
FERARTE
Durante os dias do evento, a programação foi enriquecida pela presença da Ferarte, feira que reuniu artesanato, gastronomia e produtos locais, ampliando a experiência dos visitantes e fomentando a economia local.
“O Museu está em um lugar muito privilegiado e acredito que tem potencial para expandir ainda mais sua oferta de atividades e acervo para o público. Fiquei muito impressionado ao chegar aqui e ver os trabalhos que já foram produzidos”, concluiu Elias.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis