O pâncreas é um órgão ao qual muitas vezes não é dada a importância que se deveria dar. Esta glândula é uma parte vital do sistema digestivo e é responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue.
FUNÇÕES DO PÂNCREAS:
O pâncreas se encontra na parte superior do abdômen, atrás do estômago e está rodeado pelo fígado e intestinos. Mede aproximadamente 6 centímetros de comprimento. O pâncreas tem duas funções principais:
1. Produz enzimas que ajudam a digerir proteínas, gorduras e carboidratos antes que estes sejam absorvidos no intestino.
2. Produz hormônios importantes, como a insulina, a qual controla a forma como o corpo usa e armazena açúcar (glicose), sua principal fonte de energia.
DOENÇAS COMUNS DO PÂNCREAS:
As doenças mais comuns do pâncreas são pancreatite e câncer de pâncreas. Diagnosticar problemas do pâncreas pode ser difícil às vezes, devido à posição de difícil acesso, onde se encontra este órgão. Às vezes é possível usar exames de sangue, mas a melhor maneira de avaliar o pâncreas é com exames radiológicos.
Pancreatite Aguda: A pancreatite aguda se trata de um ataque súbito que causa inflamação do pâncreas e geralmente provoca uma forte dor abdominal. A dor pode ser grave e durar vários dias. Outros sintomas da pancreatite aguda incluem: náuseas, vômitos, diarreia, distensão abdominal e febre.
Uma causa comum da pancreatite aguda é os cálculos biliares. Outras causas incluem: hereditariedade, o consumo crônico de álcool, trauma, medicamentos, infecções, distúrbios eletrolíticos, níveis lipídicos elevados, anormalidades hormonais e causas desconhecidas. A maioria dos pacientes com pancreatite aguda se recuperam completamente.
Pancreatite Crônica: Uma causa comum de pancreatite crônica é o consumo prolongado de álcool. Outras causas incluem a fibrose cística e outras doenças hereditárias. A maioria dos tratamentos se concentra em aliviar a dor e melhorar a alimentação. Também são utilizados suplementos de enzimas pancreáticas orais para ajudar na digestão dos alimentos.
Insuficiência Pancreática: A insuficiência pancreática geralmente é causada por fibrose cística ou excesso de consumo de álcool. Esta condição ocorre quando o pâncreas não produz suficiente quantidade de enzimas digestivas para decompor os alimentos e facilitar sua absorção. Os sintomas mais comuns são diarreia, perda de peso, fezes de odor fétido, flatulência e dor abdominal.
Câncer de Pâncreas: O câncer de pâncreas é a quarta causa mais comum de morte por câncer em homens e a quinta em mulheres. O câncer de pâncreas é resistente a vários tratamentos padrão, incluindo quimioterapia e radioterapia. Esse tipo de câncer cresce de forma traiçoeira, já que no início não causa sintomas. Geralmente é diagnosticado por meio de imagens radiológicas.
Se detectado nas fases iniciais, o câncer de pâncreas pode ser curado mediante uma intervenção cirúrgica. Mas devido ao fato de que este câncer cresce silenciosamente, é difícil de detectá-lo a tempo.
COMO FORTALECER A SAÚDE DO PÂNCREAS:
Fazer mudanças na dieta é uma das recomendações mais comuns para melhorar a saúde do pâncreas.
ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS
Gorduras animais, tais como as que vêm na carne vermelha e no leite integral.
Farinhas refinadas, como pão branco, donuts e outros doces.
Frituras.
Refrigerantes com alto teor de açúcar.
Limite o consumo de manteiga, creme de leite e óleos vegetais.
ALIMENTOS QUE DEVEM SER INCLUÍDOS PARA UMA BOA SAÚDE DO PÂNCREAS:
Mirtilos azuis e cerejas, que são ricas fontes de antioxidantes que previnem o dano celular.
Brócolis e outras verduras crucíferas, como couve de Bruxelas, repolho e couve-flor contêm substâncias químicas que têm demonstrado reduzir o risco de contrair câncer.
O espinafre é uma boa fonte de ferro e vitamina B, dois nutrientes que o pâncreas precisa.
O tofu é uma boa fonte de proteína com pouca gordura. As proteínas são necessárias em sua dieta, mas o excesso de gordura piora os problemas do pâncreas. O tofu é uma boa escolha para consumir proteína de baixo teor de gordura.
O iogurte desnatado e com culturas ativas contém bactérias benéficas que ajudam a manter um sistema digestivo saudável. Beba bastante água durante todo o dia.
OUTRAS RECOMENDAÇÕES PARA MANTER O PÂNCREAS SAUDÁVEL:
Evite dietas para perder peso rapidamente. Estar acima do peso pode provocar problemas de pâncreas. No entanto, não é recomendável fazer dietas para perder peso em um curto espaço de tempo, já que quando o corpo perde peso muito rápido o fígado produz um excesso de colesterol.
Pratique exercícios de relaxamento. Raiva, frustração e decepção são emoções que influenciam o mau funcionamento do pâncreas. Tente praticar yoga ou exercícios que ajudem a relaxar.